Quando apoiado por processos qualificados e profissionais de alto nível, o orçamento de mídia se torna decisivo para o sucesso da sua estratégia. Por isso, uma das perguntas mais importantes em um plano de marketing é: quanto investir em mídia paga?
O valor depende de múltiplos aspectos, como as metas e possibilidades da empresa. Mas é preciso saber o que considerar para chegar até ele. Neste post, vamos falar sobre a relevância da mídia paga, suas variações e os fatores que devem ser considerados no planejamento financeiro.
Por que investir em mídia paga?
O investimento em mídia paga é o método mais eficiente para engajar sua audiência. Embora estratégias orgânicas tenham seu valor, os anúncios são fundamentais para alcançar um público maior de modo ágil. Além disso, o uso inteligente de técnicas de segmentação potencializa o custo-benefício.
O que considerar ao investir em mídia?
Um dos cases da Ocupe, a OdontoCompany priorizou adquirir novos clientes e reduzir o CPL. Em outros casos, a meta pode ser aumentar a visibilidade da marca, promover o lançamento de produtos, direcionar tráfego, etc.
A definição dos objetivos é importante não apenas para saber quanto investir em mídia, mas para o sucesso da abordagem como um todo. A partir daí, a estratégia se desdobra, passando por alguns elementos relevantes:
- público-alvo: entender suas particularidades é vital para guiar a estratégia;
- métricas: estabelecer métricas para avaliar e ajustar as campanhas de mídia.
Quais são as variações de mídia paga
A mídia paga vai de canais mais tradicionais, como os anúncios em rádio e televisão, até os mais modernos, como as redes sociais e mecanismos de busca.
Sem dúvidas, seu público-alvo está em um deles. É preciso estudo e análise de mercado para definir qual plataforma melhor serve seus objetivos.
Por exemplo, se a ideia é atingir a geração Z, o TikTok pode ser a opção mais efetiva. Se o objetivo é falar com profissionais, a publicidade no LinkedIn pode alcançar melhores resultados.
Quanto investir em mídia?
O cenário do mercado, o estágio do negócio e o orçamento disponível são fatores que vão te ajudar a definir quanto investir em mídia. Na hora de precificar o investimento inicial, é importante ter em mente o risco que a empresa está disposta a assumir. Aqui, é fundamental deixar espaço para ajustes na estratégia.
Uma abordagem flexível permite o reajuste do investimento com base em métricas. Assim, as campanhas ficam cada vez mais otimizadas e você pode até aumentar os valores quando chegar o momento certo.
Quando saber se está na hora de investir mais?
Alguns sinais que indicam oportunidade (ou necessidade) de investir mais são:
- superação de objetivos;
- alta demanda por produtos e serviços;
- oportunidades de mercado
- aumento da competição;
- expansão para novos mercados;
- custo por clique baixo.
Em pouco mais de 4 anos de atuação, o time da Ocupe já operou mais de R$ 150 milhões em mídia digital. Conte com nossa expertise para definir como, quando e quanto investir em mídia.
Entre em contato e saiba mais!